Gorbachev
Em 1970, tornou-se líder do partido Stavropol e foi eleito para o Soviete Supremo da URSS. Considerado como um tecnocrata competente e um reformador, Gorbachev entrou (1978) do Partido Comunista secretaria como secretário da Agricultura, e em 1980 entrou para o Politburo como o Protegido De Yuri Andropov. Depois da ascensão de Andropov à liderança do partido, Gorbachev assumiu (1983) a responsabilidade total para a economia.
Após a morte de Chernenko em 1985, Gorbachev foi nomeado secretário-geral do partido, apesar de ser o mais jovem membro do Politburo. Ele embarcou em um programa abrangente de liberalização política, econômica e social sob os slogans da glasnost (abertura) eperestroika (reestruturação). O desastre nuclear de Chernobyl (1986) obrigou Gorbachev para permitir a liberdade de expressão ainda maior. O governo publicou presos políticos, permitiu a emigração aumentou, corrupção atacado, e encorajou o reexame crítico da história soviética.
Em uma série de reunião de cúpula (1985-1988), Gorbachev melhorou as relações com o presidente dos EUA, Ronald Reagan, com quem assinou um Forças Nucleares Intermediário (INF) Tratado de Limitação de armas em 1987.
Em 1989, ele havia trazido sobre o fim da ocupação soviética do Afeganistão e havia sancionado o fim do monopólio do poder político comunista na Europa Oriental. Por suas contribuições para a redução das tensões Leste-Oeste, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz 1990.
Em 1990, no entanto, o programa de Gorbachev perestroika não conseguiu entregar uma melhoria significativa na economia, ea eliminação do controle político e social tinha liberado latentes tensões étnicas e nacionais nos estados do Báltico, nas repúblicas da Arménia, Geórgia,