Google Editores
Google une editor de texto e planilha num produto só
A Google planeja anunciar oficialmente a união entre seus serviços web Writely e Google Spreadsheets, no segundo dia da Office 2.0 Conference, que acontece hoje em São Francisco.
O Writely, adquirido em março de 2006 e recentemente oferecido em versão beta aberto, permite que usuários utilizem, sem qualquer instalação, uma ferramenta com recursos semelhantes aos essenciais do editor de textos Word, da Microsoft. Já o Google Spreadsheets é um serviço desenvolvido pela própria empresa e lançado em junho de 2006, que tem funcionamento semelhante ao editor de planilhas Excel.
A integração de ambos foi batizada como Google Docs & Spreadsheets, abandonando o nome Writely, mas mantendo a tecnologia utilizada em sua criação. A nova versão já está no ar, em docs.google.com, e com isto a Google espera facilitar o compartilhamento de documentos online.
Cada documento ou planilha pode ter colaboradores e leitores, sendo que os primeiros têm permissão de alterar o conteúdo, enquanto os segundos apenas podem examiná-lo. Há também a facilidade de publicar imediatamente o documento, tornando-o online na web com um endereço único e acessível por todos.
Outra possibilidade é a de postá-lo de imediato num blog. Além disso, em se tratando de conteúdo possivelmente editado por várias pessoas, cada documento possui um histórico detalhado de revisões, ferramenta bastante poderosa e funcional.
Para Erin Fors, porta-voz da empresa, a fusão dos dois serviços reflete os esforços de "desenvolver recursos em vez de mais produtos", característica anunciada em junho de 2006 por Sergey Brin, co-fundador da companhia, e noticiada em outubro em um artigo no Los Angeles Times, que também mencionava a intenção de Eric Schmidt, CEO da Google, de juntar a ferramenta Calendar aos aplicativos. "Sobre o Google Calendar, não temos nada para anunciar no momento", declarou o porta-voz ao InformationWeek.