Gonsalves Dias
Gonçalves Dias nasceu em Maranhãono ano de 1823, filho de português e uma mestiça. Foi para Coimbra em 1838 onde estudou Direito, após formar-se voltou para o Brasil e dedicou-se ao jornalismo, trabalhou como professor de latim e na Secretaria de Negócios Estrangeiros. Morreu num naufrágio, voltando da Europa, a bordo do Ville de Boulogne, à vista do Maranhão.
Foi o precursor do Indianismo na poesia e produções do Romantismo brasileiro, retratou as tradições indígenas (personagens, ritos, lendas) no âmbito artístico de forma épica.
Características da Literatura Romântica de Gonçalves Dias
• Fundamentou as bases da poesia brasileira consolidando o Romantismo. Incorporou à nossa escrita temas e formas que serviam de modelo até o modernismo;
• Dotado de Riqueza temática, abrangeu múltiplos assuntos em diversos aspectos.
Poesia Indianista – expressa um ideal de homem brasileiro, que é retratado no índio mítico e lendário, inspirado no “bom selvagem” de Jean Jacques Rousseau. Tem por base o cavaleiro medieval (herói, nobre, guerreiro, fiel aos deveres). Além disso, Gonçalves Dias não vê o colonizador branco com simpatia, e sim como o símbolo do terror e da exploração do índio.
Poesia Lírico-Amorosa -caracterizada pelo sentimentalismo e visão trágica do amor (amar é chorar, sofrer e morrer). Aparecem nos poemas as marcas do romantismo como o pessimismo, insatisfação e individualismo.
Lírica Naturalista e Saudosista – apresenta atitude Panteísta (contemplação da natureza como manifestação de Deus). A Natureza também é o refúgio do poeta nos momentos de saudade, solidão e desalento.
POEMA , SE SE MORRE DE AMOR
No poema é possível constatar as características do Romantismo em sua subjetividade, no tom emotivo do poeta, no tema do amor tratado de forma sentimental e imaginativa. Além disso, "o autor faz uma análise diferenciando o amor falso do amor verdadeiro ao mostrar que aquele, o amor falso, é nascido em festas, encontros fugazes, e desse