gonorréia
Como é uma DST (doença sexualmente transmissível), a prática sexual desprevenida - inclusive anal e oral - é uma forma de transmissão. Assim, ânus e faringe podem, também, se comprometer. A probabilidade de contaminação após o relacionamento com um parceiro doente é de 90%.
Como ocorre a transmissão da gonorréia? A gonorréia é uma doença infecto contagiosa que se pega através do contato íntimo com o indivíduo contaminado(contado oral,contato pela boca,anal e varginal). Outra forma de transmissão da gonorréia é de mãe para filho durante o trabalho de parto. O agente causador da gonorréia é a Neisseria gonorrhoeae que vive nas regiões húmidas do corpo como órgãos sexuais, boca e olhos. Por isso a gonorréia pode atingir também os olhos gerando um tipo específico de conjuntivite.
Prevenção da gonorréia
A prevenção da gonorréia é feita essencialmente através do combate às doenças venéreas, com a adoção das seguintes medidas:
- Educação sexual. Informe-se sobre os modos de contágio da doença e mantenha seus filhos, amigos e parentes sempre cientes.
- Uso de preservativo em todas as relações sexuais.
- Evitar ter muitos parceiros sexuais.
- Consultar um ginecologista periodicamente (no caso das mulheres) ou um urologista (no caso dos homens).
- Se você foi diagnosticado com gonorréia, trate também o parceiro/a.
- Controle regular e sistemático em caso de relações sexuais com inúmeros parceiros, mesmo na ausência de sintomas (lembre-se que a doença pode ser assintomática).
- Evite relações sexuais com pessoas que tenham sintomas de doenças venéreas ou algum outro sintoma desconhecido.
- Evite relações sexuais com desconhecidos.
Sintomas da gonorréia O principal sintoma da