golfe
Caracterização do campo de golfe
Uma partida de golfe joga-se num campo relvado com dezoito buracos (sendo também possível que existam apenas nove), habitualmente com diversos tipos de relva consoante as três áreas que o compõem:
O tee, que se trata do ponto onde a bola é lançada, dando assim início ao jogo ou ao buraco. É possível e até frequente que num campo existam diversos tees, cada um correspondendo a um nível de dificuldade diferente – é habitual haver um tee específico para as praticantes do sexo feminino;
O green, onde está o derradeiro objectivo de uma partida, o buraco – hole – que consiste na área que circunda o buraco propriamente dito, onde o jogador usará pancadas curtas e directas para atingir o objectivo final;
E o fairway, que se trata da área mais abrangente na qual se encontra o green, onde, dependendo do tamanho do campo e da perícia do jogador, se poderá desenrolar o maior número de pancadas.
Podemos ainda considerar a área adjacente que rodeia o fairway,denominada por rough.
Tipos de competições
As partidas de golfe podem ser disputadas em diversas modalidades de apuramento de resultados, quer em singulares, quer por equipas de dois ou mais jogadores.
As partidas são disputadas por pancadas ou por buracos
O vencedor de uma partida por pancadas é o competidor que faz a volta com menor número de pancadas. O jogo, pode ser disputado com abono - net -ou, sem abono - gross - sendo o vencedor, o jogador que apresentar, respectivamente, o menor resultado líquido ou bruto.
HISTORIA
O golfe chegou a Portugal, pela mão de emigrantes ingleses e escoceses que assim que se estabeleceram fundaram clubes e associações de golfe. Os dois primeiros clubes de golfe em Portugal estão ligados à presença britânica nos sectores do vinho do Porto e dos telefones, no Porto e em Lisboa respectivamente, em finais do séc. XIX e inícios do século XX.
Tipos de jogos
Um jogo pode ser disputado numa de duas modalidades: por buracos ou