Gol III
Angélica Roos
Carlos Henrique Steffanello David Rafael Pereira
Diego Henrique Bartholomay
Josiele de Oliveira
Jordana Elisa klein
MICROCERVEJARIA BIER FÜR FREUNDE LTDA
Santa Cruz do Sul, Novembro de 2013.
Angélica Roos
Carlos Henrique Steffanello
David Rafael Pereira
Diego Henrique Bartholomay
Josiele de Oliveira
Jordana Elisa klein
PROJETO MICROCERVEJARIA BIER FÜR FREUNDE LTDA
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Operação e Logística III, ministrada pela Professora Dorangela Retzke, na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.
Santa Cruz do Sul, Novembro de 2013.
SUMÁRIO
1 SINOPSE
O final da década de 1980 deu inicio a um segmento muito promissor para empreendedores com boas ideias e com capacidade de execução. Este segmento, chamado nos EUA de Craft Brewing – Cerveja artesanal, aqui recebeu o nome de “produção alternativa de cerveja”.
A produção de cerveja artesanal é um tipo de negócio em que os empresários não podem preocupar-se em competir em um mercado muito amplo, ou com grandes empresas. O segredo está nas “brechas” que são deixadas pelas grandes, que é a fabricação de um produto único e diferenciado, que tenha valor agregado. A ideia da produção artesanal é mudar a ênfase da fabricação de cerveja em grande escala, fazendo com que o consumidor sinta-se único e privilegiado ao beber.
A região do Vale do Rio Pardo torna-se propícia para esse tipo de negócio. É uma das principais regiões de colonização germânica do Brasil e centro de uma cultura que prima pela qualidade e excelência em tudo o que faz. Em paralelo a isso, em uma região onde a monocultura do fumo é extremamente desenvolvida, torna-se imprescindível a implantação de outros tipos de cultura, diversificando a economia.
Assim, propomos a abertura de uma microcervejaria artesanal, denominada de Bier für Freunde, ou no alemão “cerveja para os