GNI Aula 5 Template Autodesenvolvimento 2005
324 palavras
2 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)Disciplina:Gestão de Negócios Internacionais
Aula-tema 05:Crises Cambiais e a Experiência Latino-americana na década de 1990
NOME
Bruna HellwigSchlittler
RA
3228488340
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Gestão de Negócios Internacionais
Aula-tema 05:Crises Cambiais e a Experiência Latino-americana na década de 1990
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Gestão de Negócios Internacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
ANO
Por que a Argentina não se desfez do currencyboard antes da deterioração das condições que pudessem sustentar o regime, ou seja, antes de seu fracasso?
O fracasso argentino deveu-se a imprudente política currency board e as irrestritas aberturas comerciais e financeiras. Isso gerou um grande prejuízo para a indústria do país. O déficit comercial anual médio de bens industriais nos anos 90 foi de cerca de 20% do PIB industrial argentino de 2005 e fez com que o endividamento externo do país crescesse bastante. Essa política conseguiu reverter um superávit em conta corrente em déficits elevados e persistentes. Entre 1991 e 2001, a Argentina acumulou um déficit em conta corrente de US$ 88,5 bilhões. Isso é mais do que o triplo do que o país exportou em 2001. Obviamente, a capacidade de o país honrar suas obrigações em moeda forte era impraticável caso o país não desvalorizasse o câmbio. Contudo, pelo dogma ortodoxo do equilíbrio geral, a determinação do preço de uma mercadoria (no caso o câmbio) não poderia alterar os preços relativos de longo prazo da economia. O diagnóstico, como sempre, não poderia deixar de culpar os excessos do Estado. A solução seria os cortes dos gastos do governo, medida que foi muito