gminosperma
(do grego gymnos = nu; e sperma = semente)
Gimnospermas é uma subdivisão do Reino Plantae. São plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado, ocorrendo em pequeno número em climas tropicais.
Florestas de coníferas de regiões temperadas são ricas em árvores do grupo das gimnospermas. No Brasil, destaca-se a Mata de Araucárias do Sul do país. São também gimnospermas as Cycas, conhecidas como palmeira-de-ramos ou palmeira-de-sagu, comuns em alguns lugares do Brasil.
Araucárias Cyca
Classificação das gimnospermas
O grupo das gimnospermas é subdividido em: Cycadophyta (Cicadáceas): os vegetais deste grupo são de zonas tropicais ou subtropicais dotados de um tronco não-ramificado, com folhas geralmente penadas no ápice. Exemplo: Cycas, Encephalartos, etc..
Ginkgophyta (Ginkgo): foram abundantes no passado mas hoje o único representante atual é Ginkgo biloba, encontrado na China e no Japão.
Conipherophyta (Coníferas): São gimnosperma que reúnem espécies mais conhecidas. Possuem estróbilos bem desenvolvidos e conhecidos como cone. Exemplos: Araucária ( pinheiro-do-paraná), Pinhos, Cedros, Sequoias que são as maiores árvores do Terra.
Gnetophyta (Gnetófitas): são plantas arbustivas, adaptadas a ambientes desérticos e selváticos. Este grupo é representado por: Ephedra e Gneturn.
Encephalartos altensteinii
Ginkgo biloba
. cedro-do-atlas Ephedra Características
As gimnospermas são vegetais lenhosos de aspecto arbustivo ou arbóreo, podendo formar árvores de grandes dimensões, como as sequóias e os pinheiros.
O esporófito possui raiz, caule, folha, produzindo flores e sementes, mas nunca produzem frutos. Daí o nome gimnosperma (gimnos = nu + sperma = semente). Suas