-Glícidos (monossacarídeos, dissacarídeos e os polissacarídeos ) e a importância industrial da fermentação dos glícidos. -lípidos e a sua importância.
Neste trabalho iremos abordar sobre os glícidos, que de acordo com a sua complexidade, eles podem ser agrupados em três tipos principais: os monossacarídeos, os dissacarídeos e os polissacarídeos, bem como a sua importância industrial da fermentação dos mesmos.
Além de falarmos sobre os glícidos, também vamos abordar sobre os lípidos bem como a sua importância.
Os glícidos são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogénio e oxigénio. São também conhecidos como açúcares, samarídeos (provem do grego sakharon, que significa açúcar), carbohidratos ou hidratos de carbono.
Já os lípidos são macromoléculas heterogéneas, constituídas por átomos de carbono, hidrogénio e oxigénio, podendo ainda incluir azoto, enxofre (provem do grego lipo, que significa gordura).
Designados também por hidratos de carbono ou açúcares, os glícidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por carbono (C), oxigénio (O) e hidrogénio (H), de fórmula geral Cn (H2O) n, (onde n representa um número inteiro). São biomoléculas importante, quer a nível energético quer a nível estrutural, constituindo, juntamente com as gorduras (lípidos) e as proteínas (prótidos), as substâncias essenciais para os organismos animais, incluindo o homem.
Os glícidos são produzidos pelas plantas verdes a partir do dióxido de carbono e da água, à custa da energia solar captada pela clorofila. Enquanto as plantas constroem os glícidos, os animais, pelo contrário, efectuam a sua degradação para obter energia.
De acordo com a sua complexidade, os glícidos podem ser agrupados em três tipos principais: os monossacarídeos, os dissacarídeos e os polissacarídeos.
Os monossacarídeos são os glícidos mais simples (oses), que quimicamente são poli álcoois que contêm um grupo aldeído ou um grupo cetónico. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano. São moléculas não hidrolisáveis e redutoras e