Glândulas Mamarias dos Animais domesticos
O desenvolvimento da glândula mamária inicia-se no feto. Já no segundo mês de gestação a teta começa a formar-se e a desenvolver-se continuadamente. Quando o 1feto atinge os seis meses o úbere já está com as quatro glândulas, o ligamento mediano, as tetas e a cisterna glandular formados.
O desenvolvimento dos dutos condutores de leite e o tecido secretor estarão formados entre o parto e a puberdade. O úbere continua o desenvolvimento em termos das quantidades e tamanho das células por toda a primeira e até a quinta lactação, e a capacidade de produzir leite aumenta de maneira correspondente. Apesar de não ser totalmente aproveitada essa evolução pois a vida média produtiva de muitas vacas hoje é em torno de 2,5 lactações.
A glândula mamária das vacas de leite consiste de quatro glândulas separadas sendo cada qual com uma teta. O leite que é sintetizado em urna glândula não passa para qualquer das outras glândulas. O lado direito e esquerdo do úbere estão separados pelo ligamento mediano, enquanto que a separação entre a parte posterior e anterior é menos definida.
O úbere é um órgão grande, pesando em torno de 50 Kg (incluindo o leite e o sangue). No entanto, pesos de até 100 Kg são bem suportados. Por isso, o úbere deve estar muito bem preso no esqueleto e músculos. Os ligamentos medianos são formados por fibras elásticas, enquanto que os ligamentos laterais são formados por tecidos conectivos com baixa elasticidade. Se os ligamentos ficarem flácidos, deixando de atuar, o úbere não será adequado ao equipamento de ordenha. (figura 6).
A glândula mamária consiste de tecido secretor e tecido conectivo. A quantidade de tecido secretor ou o número de células secretoras é o fator limitante da capacidade produtiva do úbere. O que