Glossário sobre obras arquitetônicas
Basílica: Em arquitetura, basílica é um grande espaço coberto, destinado à realização de assembléias cuja origem remonta à Grécia Helenística. O seu modelo foi largamente desenvolvido pelos Romanos, sendo mais tarde adaptado como modelo para os templos cristãos.

Basílica de São Pedro.
Capela: Deriva do latim cappella. Ermida é seu sinônimo. É um templo cristão secundário. Normalmente são locais para atendimento religioso de grupos específicos de pessoas ou comunidades religiosas. São usuais as capelas de colégios, universidades, presídios, conventos, quartéis, castelos, fazendas etc.

Capela de Uri, Suíça.
Casa: Uma casa ou uma residência é, no seu sentido mais comum, uma estrutura artificial construída pelo ser humano cuja função é constituir-se de um espaço de moradia para um indivíduo ou conjunto de indivíduos, de tal forma que eles estejam protegidos dos fenômenos naturais exteriores (como a precipitação, o vento, calor e frio, entre outros), além de servir de refúgio contra ataques de terceiros. Estas estruturas tendem a caracterizar-se mais como um abrigo que como um lar. Neste sentido, a casa é entendida como o objeto da moradia.

Um sinal típico da idéia de residência. A construção composta por telhado de duas águas é um modelo clássico tanto para a casa quanto para a própria arquitetura. Este sinal especificamente é usado no sistema rodoviário sueco.
Castelo: Um castelo (diminutivo de castro) é uma estrutura arquitetônica de fortificação, com funções defensiva e residencial. De tipo permanente, era geralmente erguido em posição dominante no terreno, próximo a vias de comunicação (terrestres, fluviais ou marítimas), o que facilitava o registro visual das forças inimigas e as comunicações a grandes distâncias.

Schloss Neuschwanstein (Alemanha), exemplo do castelo romântico.
Catedral: Catedral é o templo principal onde um bispo católico, anglicano, ortodoxo ou luterano com seu