Glossário de termos de biologia
1- Diblásticos: Designação dos seres vivos que têm o corpo constituído fundamentalmente por duas camadas celulares: a ectoderme e a endoderme. A camada média, denominada ectosoderme, é bastante simples e delgada. São tipicamente diblásticos os celenterados, como, por exemplo a hidra-de-água-doce. Nos seres vivos diblásticos não existem órgãos derivados do folheto médio.
2- Triblásticos: Animais triblásticos são aqueles que apresentam três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Os folhetos germinativos são tecidos do embrião que dão origem aos diversos tecidos e órgãos do animal adulto. Todos os animais são triblásticos, com exceção dos poríferos (que não têm folhetos germinativos) e dos cnidários (que têm dois folhetos e são chamados de diblásticos).
3- Protostômios: Moluscos, anelídeos e artrópodes são animais protostômios, isto é, o blastóporo origina a boca do animal e o ânus surge posteriormente, como uma neoformação.
4- Deuteorostomios: são aqueles cujo blastóporo (orifício presente no embrião durante a fase de gástrula) origina o ânus.
São deuterostômios os equinodermatas (estrela-do-mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar, bolacha-do-mar) e os cordados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).
5- Metamerizados: presente em moluscos, anelídeos, artrópodes e cordados, consiste na organização do corpo em uma série de segmentos, iguais ou semelhantes, que se repetem ao longo de seu comprimento.
6- Segmentado: a segmentação refere-se a uma característica distintiva de alguns grupos de animais, como os anelídeos (minhocas), os insectos e os aracnídeos que têm o corpo visivelmente dividido em segmentos.
7- Endoesqueleto: trata-se do esqueleto interno que ocorre nos animais, em especial nos vertebrados, sendo a estrutura de sustentação ou proteção do corpo.
Nos vertebrados, o esqueleto é formado por ossos ou peças de cartilagem, articulados a que se prendem os músculos esqueléticos, responsáveis pelos movimentos.
Nas