Glossario
Teorias da Administração
Atividade 01 – Glossário
Glaucilene Franciana de Almeida Matrícula: 13.1.7533
1- Accountability
Accountability é um termo da língua inglesa, sem tradução exata para o português, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado numa possível versão portuguesa é responsabilização. Pode-se traduzir também para o português, deficientemente, por prestar contas. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos, mas de auto-avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou.
Problematização
A questão da accountability como “o dever de prestar contas sobre as próprias ações” ou “a obrigação de dar satisfações” é fundamental para a qualificação da democracia moderna. Diz respeito ao requisito para que representantes, na disposição de seus poderes e deveres, respondam aos representados, dêem respostas às críticas ou demandas a eles dirigidos , e aceitem (alguma) responsabilidade por falhas ou falta de competência. No contexto do Estado democrático, o processo central da accountability se dá entre os cidadãos e os ocupantes dos cargos públicos, dentre e entre as fileiras hierárquicas dos representantes oficiais, entre os políticos eleitos e os representantes das instituições burocráticas.
Discussões relevantes
Em algumas abordagens, a accountability é definida a partir de três aspectos específicos: informação sobre os atos de um agente público (considerada indispensável para a atribuição de responsabilidade); justificativa (as razões apresentadas pelos responsáveis para suas ações e decisões); e punição/compensação (conseqüência estabelecida pelo encarregado da accountability a partir da avaliação da informação e das justificações). Também