Glossario rh
1. ABSENTEÍSMO O termo absenteísmo é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente. O absenteísmo ou ausentismo é a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou algum motivo de atraso.
2. BENCHMARKING É um processo de melhoria contínua utilizado para comparar resultados, produtos ou práticas entre uma ou mais organizações que podem competir ou não no mesmo mercado. Em certos casos pode ser realizado dentro da própria organização entre diferentes setores. É atribuído a Xerox Corporation a criação do termo Benchmarking na década de 80. Uma definição por David Kearns, CEO da XEROX entre 1982 e 1990: "Benchmarking é o processo contínuo de comparação dos nossos produtos, serviços e práticas com as companhias reconhecidas como líderes". Os Benchmarkings podem ser dos seguintes tipos:
2.1 Benchmarking Interno O benchmarking interno é aquele que acontece dentro de uma mesma organização.
2.2 Benchmarking Externo
O benchmarking externo ocorre entre diferentes organizações, por exemplo, pode ser das operações de fábricas de um determinado arranjo produtivo local (APL).
2.3 Benchmarking Não Competitivo
Entre empresas que não são concorrentes em um determinado mercado.
2
2.4 Benchmarking Competitivo
Benchmarking competitivo ocorre entre empresas do mesmo mercado.
2.5 Benchmarking de Desempenho
Avalia principalmente os resultados das organizações.
2.6 Benchmarking de Práticas
Avalia os processos, procedimentos, cultura organizacional, está focado em avaliar o modo de se organizar e trabalhar.
3. BSC- BALANCED SCORECARD Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes