Glossario de historia
Dinamismo civilizacional da Europa Ocidental nos séculos XIII a XIV- espaços, poderes e vivências
-A identidade civilizacional da Europa ocidental
Arroteamento- desbravamento; tranformação de áreas incultas, bravias, em terras cultivadas, produtivas.
Anátemas- excomunhões.
Burguesia- Grupo social oriundo dos estratos populares que se individualiza na Idade Média, cerca do século XII. O termo burgueses designa, inicialmente, os habitantes dos burgos, em geral comerciantes e artesãos cuja a riqueza assenta em bem móveis e não na posse de terras, como o clero e a nobreza. Com o tempo a burguesia incorpora outros elementos sociais (homens de leis, funcionários) e adquire um estatuto mais elevado do que o povo em geral.
Cátaros- criticavam a igreja católica na sua organização e nas suas riquezas, rejeitavam os sacramentos e o culto e negavam a encarnação de Cristo.
Cheques- é uma ordem de pagamento sobre um banco relativa a fundos depositados na conta do emissor.
Comuna- cidade emancipada de tutela senhorial, situação alcançada através de um processo de luta ou aquisição de uma carta de franquia, a carta comunal. O movimento comunal, estritamente ligado a interesses de ordem económica, nasceu nas cidades mercantis do Norte de Itália e estendeu-se posteriormente aos Países Baixos e ao Ocidente Europeu. O seu objetivo principal era garantir as liberdades das populações das cidades em causa contra as prepotências senhoriais.
Direito de bannum- o direito de comandar, obrigar e castigar homens livres ( poderes de carácter militar e judicial e de imposição de serviços e tributos).
Economia Monetária- Sistema económico baseado nas trocas e na circulação da moeda. Esta torna-se não só um indispensável forma de pagamento como um valor em si, suscetível de ser entesourado. A economia monetária tem subjacentes o espírito de lucro e o jogo da oferta e da procura, orientando-se para a satisfação das necessidades de um mercado consumidor. Este sistema económico