Contabilidade
FIU – Faculdades Integradas Urubupungá
INTRODUÇÃO O Fluxo de Caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. Assim, alto giro de valores a receber e de estoques resulta na melhor liquidez a empresa que poderá, através das vendas, projetar um maior lucro e adequadas aplicações em itens do ativo.
.
OBJETIVOS Apresentar os instrumentos de controle financeiros, utilizados na empresa, a fim de maximizar o valor do lucro e obter melhores resultados. Com isso obter maior controle de entrada e saída de mercadorias e dinheiro.
METODOLOGIA Utilizamos a pesquisa exploratória, e bibliográfica com o proposito de aumentar os conhecimentos, analisando as diversas ideias dos autores. O método exploratório são investigações de pesquisa empírica cujo objetivo é a formulação de questões ou de um problema, com tripla finalidade: desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com um ambiente, fato ou fenômeno, para a realização de uma pesquisa futura mais precisa ou modificar e clarificar conceitos. (LAKATOS 2005, p.178) Lakatos (2005, p. 176) afirmam que “a característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados esta restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias”.
REVISÃO DA LITERATURA Segundo Oliveira (2005, pg. 56) “[...] Fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado [...]”. Para Silva (2008, pg.447) “[...] O fluxo de caixa, portanto, deve ser uma amplitude maior, envolvendo os pagamentos e os