Gloss Rio De Jornalismo E Tirando D Vidas
Tirando dúvidas
O que é Jornalismo? – É a transmissão de informação, de um ponto a outro, com exatidão, penetração e rapidez, em uma forma que sirva à verdade e torne aquilo que é certo evidente aos poucos, quando não imediatamente.
Abertura ou entrada – Início de uma notícia. Pode ser em tipo maior que o restante do texto. Também conhecido como cabeça da matéria.
Abordagem – Assuntos mais destacados em uma abordagem.
Abre – palavra que o conferente diz ao revisor de provas, para indicar que há aspas iniciando uma palavra ou frase.
Abre pernas – Gíria de revisão, que significa abertura de parênteses.
Abrir – Aumentar os espaços que separam as letras (horizontalmente) ou as linhas de uma composição (verticalmente).
Acompanhador ou conferente – Jornalista que vai acompanhando ou originais, enquanto o revisor lê as provas, e que deve avisá-lo sobre qualquer palavra ou frase repetida ou não composta.
Agência de Notícias – Empresa especializada em enviar noticiários e ilustrações, de caráter nacional ou internacional, mediante contrato especial com jornais e revistas e demais veículos de comunicação.
Amenidades – Seções de jornais ou revistas que proporcionam lazer aos leitores.
Âncora – Jornalista que faz a ligação entre as matérias em um telejornal, dirigindo toda a apresentação do programa noticioso.
Ângulo do fato – Elemento revestido de interesse público, que faz um acontecimento tornar-se notável ou digno de ser nota, para a sua divulgação.
Angulação – Enfoque de matéria jornalística – Ela pode ser prévia ou resultante da identificação do jornalista, durante sua tarefa redacional.
Antetítulo – Palavra ou frase colocada acima do título. Também conhecido como “sobretítulo”.
Apuração – Levantamento de informações (entrevista, pesquisas em arquivos e bibliotecas etc) para a redação de matéria.
Arquivo – Departamento do jornal ou revista que classifica e guarda, em pastas ou no computador, o material publicado em suas