Glosario eletronica
ELETRÔNICA
A
Admitância: medida que indica quanto um circuito ‘admite’ a passagem da corrente. É medida em siemens (S) e representada por ‘Y’.
Ampére (A): unidade de medida do sistema SI associada ao fluxo de carga através de um condutor. É calculado por A=C/s, (ou Coulomb por segundo).
Amperímetro: instrumento projetado para medir a corrente através de elementos de um circuito que estejam em série com esse medidor.
C
Capacitância: medida da quantidade de carga que um capacitor é capaz de armazenar;medida em farads (F).
Capacitor : Capacitor (ou condensador) é um componente que tem duas superfícies condutoras separadas por um material isolante e com a capacidade de armazenar carga elétrica nas superfícies condutoras.
Ciclo: O ciclo é representado por uma série de eventos (ou fenômenos) que se repetem sucessivamente, ou seja, retornam pela mesma via de onde iniciaram.
Circuito: percurso completo por onde os elétrons ou os portadores de carga podem entrar de um terminal de uma fonte de tensão, passando através de condutores e componentes, até chegar ao terminal oposto da mesma fonte.
Circuito aberto: Ausência de uma conexão direta entre dois pontos em um circuito.
Circuito em paralelo: Configuração de circuito na qual os elementos têm dois pontos em comum.
Circuito em série: A ligação série, ou circuito em série, ou conexão série é uma das formas básicas de se conectarem componentes elétricos ou eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados.
Circuito em ponte: circuito em forma de losango no qual não existem dois ramos em serie ou paralelo.
Circuito Integrado (CI): estrutura subminiaturizada, que contém grande número de dispositivos eletrônicos, projetada para efetuar um conjunto particular de tarefas.
Código de cores: sistema que utiliza faixas coloridas para indicar valores de resistência e tolerância dos resistores.
Condutância: Indicação da facilidade com que uma