Analise texto
BASQUETE E SUAS RELAÇÕES NA FORMAÇÃO DO JOVEM EM IDADE ESCOLAR
LONDRINA/PR
2013
BRUNA CAMILA DE ANDRADE
Educação Física – Licenciatura
BASQUETE
Professor: Sergio Alencar Parra
INTRODUÇÃO
O basquetebol é uma modalidade esportiva que aborda técnicas, atividades motoras e uma fundamentação pedagógica, que ajuda compreender que o basquete avança e é inserido na escola para ser trabalhado na formação do jovem.
Esse é o objetivo desse trabalho, apresentar qual a importância do basquetebol na escola e no processo de formação do cidadão.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O professor deve proporcionar ao aluno uma habilidade de usar o conhecimento adquirido no basquetebol em situações que apareçam no cotidiano. O grande problema é que nos ambientes que o basquetebol se desenvolve a maior preocupação está em formar atletas e profissionais em basquetebol, mas não é isso que de fato deve ser transmitido ao aluno, deve mostrar o porque do basquetebol, o que ele ajudará em sua formação.
A formação é um processo lento, que através da educação o jovem possa ser uma pessoa crítica, que questione. As práticas esportivas podem auxiliar bastante nesse fator da formação. A prática competitiva prepara a criança para ser capaz de enfrentar os desafios que aparecerão nesse mundo que vive em grande mutação. Não se pode negar que uma aula de basquetebol vá trazer um melhor condicionamento físico, e até mesmo times campeões, mas essa aula também influenciará diretamente na vida do aluno, no papel que ele terá na sociedade.
O basquete é um jogo de inteligência e raciocínio rápido, porém ele desenvolve essa inteligência e uma serie de diferentes formas de resolver os problemas que serão apresentados durante o jogo. O jogo de basquete proporciona ao aluno um conhecimento sobre si e sobre o outro, suas diferenças e capacidades, a criança aprende trabalhar em grupo e ser solidário. Através