RSMA_AutoDesenvolvimento

959 palavras 4 páginas
PEDAGOGIA - 2º SEMESTRE

RSMA

A NATUREZA E O COMPORTAMENTO DOS SISTEMAS NATURAIS

Renata Lourenço RA: 144652

São Paulo 2010
CONSTRUÇÃO DA HIDROELÉTRICA DE SALTO CAXIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS BARRAS DO PARANÁ

Como muitos este Município, está em constante desenvolvimento, não sendo tarde para aplicar um desenvolvimento sustentável, com o intuito de manter seus recursos naturais, ampliar seus lucros e estabelecer novas atividades sócio-econômicas.
As hidrelétricas causam uma mudança profunda na vida das pessoas que moram na área de sua implantação e no Município de Três Barras do Paraná, ocorreram estas mudanças. Houve o deslocamento de pessoas que moravam dentro ou próximas à área demarcada para a instalação, foram inundadas áreas férteis com solos excelentes para a agricultura.
Quando foi criada a Itaipu, em meados dos anos setenta, iniciou-se a rejeição destas obras envolvendo grandes conflitos de terras e políticas despreparadas para atuar junto às comunidades e pessoas atingidas. Ocorreram movimentos sociais, havia imposição dos movimentos ecológicos para a preservação ambiental e agencias financeiras impunham requisitos para a aquisição de empréstimos. Graças a estes avanços, as negociações e a atuação administrativa, tanto da empresa de energia elétrica como das prefeituras envolvidas no processo, amenizou o impacto social e ambiental, porém as mudanças foram significativas e influenciaram no modo de vida dos habitantes e no espaço. Algumas medidas foram adotadas como: Programas Ambientais; Programa de Apoio à Área Ambiental; Programa de Salvamento Arqueológico; Programa de Assentamento dos Realocados, entre outros.
Salto Caxias é a primeira usina a ser construída sob a nova legislação ambiental. A geração de energia elétrica por sistema hidráulico traz alguns problemas que se destaca na fase de construção e início de operação mas que aos poucos com o passar do tempo tende a reencontrar

Relacionados