Globalização 2
Como principais factores que contribuíram para o fenómeno da globalização destaca-se:
-
A aceleração do movimento de liberalização das trocas comerciais a nível mundial com a conclusão do Uruguai Round em Marraquexe, em 1994, e pela substituição do GATT por um organismo permanente - a Organização Mundial do Comércio (OMC).
-
A implementação de planos económicos de ajustamento estrutural em diversos países em vias de desenvolvimento, acompanhados pela redução de medidas proteccionistas e pela adopção de modelos de desenvolvimento baseados no fomento das exportações.
-
Reforço dos movimentos de integração regional, iniciado na Europa e aprofundado pelas etapas sucessivas constituídas pelo Mercado Único, Tratado de Maastricht e adopção da Moeda Única. Além do movimento de integração europeu verificou-se também a multiplicação de zonas de comércio livre em várias regiões do mundo, entre as quais a NAFTA na América do Norte e o Mercosul na América do Sul.
-
O desenvolvimento das telecomunicações e das tecnologias de informação que, a par da opção generalizada pelos modelos de neoliberalismo económico, criaram as condições necessárias para o surgimento de grupos industriais e financeiros