Globaliza O Teorias De Taylor E Fayol
Visões de
Frederick Winslow Taylor e Jules Henri Fayol
Globalização
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
GLOBALIZAÇÃO (Vídeo)
21 de Novembro de 2011 - Trabalho de Sociologia - 2º Ano B - Colégio Irmã Maria Montenegro, Fortaleza-CE
Por Matheus Talles
“Vantagens e desvantagens da Globalização.
Conceitos Sociais, Econômicos, Políticos e Humanos”
Análise do vídeo proposto:
Retrata o conceito de Globalização como um processo de aprofundamento da integração econômica, social e cultural, demonstrando sua origem, que se deu a partir da Revolução Industrial. O conteúdo expõe algumas características da globalização: Homogeneização dos centros urbanos, expansão das corporações, desenvolvimento e evolução tecnológica, organização política mundial e desenvolvimento econômico. Alguns desses processos, quando em forma desordenada acarretaram em resultados negativos como: Desigualdade social, criação de monopólios, guerras e conflitos e o desequilíbrio ambiental.
Em resumo, o vídeo demonstra que de forma ordenada e organizada a Globalização trouxe diversos benefícios, porem essa evolução tem de ser controlada, estamos em evolução desde o início das civilizações, e continuaremos a evoluir.
Análise: Globalização x Teorias de Frederick Winslow Taylor
Taylor introduziu o conceito de ‘Administração Científica’ revolucionando o sistema produtivo no começo do século XX, criando a base que desenvolveu a Teoria Geral da Administração.
Taylor desenvolveu processos onde cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica, padronizando movimentos, estruturando movimentos e o tempo de cada atividade, criando e padronizando ferramentas e desenvolvendo técnicas eficientes para o processo