Trabalho Sociologia
"A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento, que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela".
Para o sociólogo francês, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Durkheim não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educação escolar da perspectiva individualista.
Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público. Nesse arcabouço explicativo a educação ocupa lugar central como um fato social, que contribui para a “socialização metódica das novas gerações” (DURKHEIM, 1987, p.41) e para integrar os indivíduos na sociedade em que estão inseridos, disseminando a consciência coletiva.
Para Durkheim, “a educação satisfaz, antes de tudo, as necessidades sociais” e “toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais a criança não teria espontaneamente chegado.” (PEREIRA, 1995, p.42 apud ARANHA, 2001, p. 167). A partir de uma educação imposta de acordo com os padrões sociais, é possível criar o ser social, e, nesse processo, os pais e professores são apenas intermediários.
Assim sendo, a Sociologia como disciplina investiga a sociedade, os indivíduos, a sua ação e as suas condições de existência, tanto as que encontraram como as que produziram pela sua própria ação, suas relações e interações sociais, muito têm a dizer e a colaborar na formação de profissionais em Educação engajados e participativos, conscientes e competentes, solidários e inteligentes.