Glauci
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
COGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA QUEIMA DO BAGAÇO NA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA
CURSO: Engenharia Química
Resumo – O avanço tecnológico leva ao aumento da demanda por energia, acarretando uma busca constante por fontes renováveis. A transformação de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar tem sido uma alternativa rentável para indústrias sulcroalcooleiras, suprindo a demanda energética na produção de açúcar e álcool. É uma técnica que vem sendo aplicada com êxito no Brasil, assim como em outros países, por meio do seu excedente de energia.
Palavras-chaves – bagaço, energia, cana-de-açúcar.
1. INTRODUÇÃO
A cogeração compreende na transformação de energia a partir de biomassa, como por exemplo, o bagaço da cana-de-açúcar. O processo ocorre com a queima da matéria prima, onde é produzido um vapor com alta pressão, o suficiente para mover as pás de uma turbina, acionando o gerador. (CARDOSO, 2011).
A cana-de-açúcar, ao ser processada, produz um rejeito que seria descartado. Este, que ainda possui um considerável teor energético vem sendo, ao longo dos anos, reaproveitado pelas usinas. Devido ao avanço dos estudos a respeito deste beneficiamento, é possível seu uso como uma fonte alternativa renovável de energia (CORRÊA NETO e RAMON, 2002). Atualmente, alguns países, como a Índia, Tailândia e Austrália, adotam o método como uma forma complementar de energia. No Brasil, devido à abundância da atividade sucroalcooleira, principalmente nas regiões Centro-Sul e Nordeste, há grande viabilidade em promover o aperfeiçoamento de técnicas visando excelência no procedimento (ZANCANER e SANTOS, 2013).
A cogeração na indústria apresenta-se como uma forma alternativa para suprir a demanda energética em uma indústria sucroalcooleira. Além de reduzir custos e impactos ambientais, devido ao alto volume gerado destes subprodutos (bagaço e palha), fornece ainda excedentes de