Gislene Movimento Da Matematica
1ª Movimento da Matemática
Esse trabalho analisa a proposta de do matemático alemão Felix Klein (1849-1925) e do professor brasileiro Euclides Roxo (1890-1950) para o ensino da matemática mais precisamente o de geometria no começo d século XX,foram analisados como temas a introdução das noções básicas de quantidades variáveis e dependência funcional bem como a reorganização dos métodos de ensino com ênfase na intuição das aplicações e na geometria analítica
Nesse movimento se destaca que o professor deve assim dizer-se um diplomata levando em conta o processo psico do aluno, para pode ensinar através de seu interesse, onde se afirma que o professor só terá sucesso se apresentar os conteúdos de forma intuitivamente compreensível..
Após a criação do IMUK/ICMI em 1908 no Congresso de Matemáticos em Roma, começa-se a notar a busca de um espaço adequado para a educação da matemática pois embora a Americam Mathematical (MAA), fundadas respectivamente em 1894 e 1915, tivessem alguma preocupação com o ensino da matemática, principalmente daqueles envolvido com a educação pré-universitária encontravam pouca repercurssão na sociedade.A busca de um espaço adequado para refletir sobre suas preocupações e interesses e para discutir propostas levou os professores a fundar em 1920 o National Council of Teachers of Mathematics (NCTM).
Porem as pesquisas eram menos importantes nos objetivos do NCTM embora as pesquisas no campo da matemática tivessem crescendo em intensidade poucos pesquisador freqüentavam as reuniões anuais.
Após a pós guerra houve um grande interesse na educação da matemática em todo o mundo. Proposta na renovação curricularganhou destaque em vários países da Europa e Estados Unidosdestaca-se o desenvolvimento curricular.
Psicólogos s como Jean Peaget, Robert M. Cagné e E Jerone Bruner, B; F. Skinner dão a base teórica de aprendizagem de suporte para propostas.
2ª Movimento
O movimento de renovação do