Ginástica funcional
O que é:
O treinamento funcional chegou ao Brasil por volta do ano 2000, trazido por Ricardo D'Elia e Luciano D'Elia, pai e filho, e ambos professores de educação física.
Surgiu como uma nova vertente do treinamento esportivo de alto rendimento, e regido pelos Princípios Básicos de Treinamento, que seriam os da Especificidade, da Progressão, da Variação e da Transferência.
A ginástica funcional trata-se de um método de exercícios que usa o peso do próprio corpo e movimentos mais complexos para garantir saúde, flexibilidade, explosão, equilíbrio e uma bela forma física. Na verdade, a ginástica funcional nasceu nos Estados Unidos há mais de duas décadas.
A ginástica funcional é um método de atividade física realizada sem aparelhos, que tem como objetivo melhorar a condição física imitando movimentos normais do dia a dia. A ginástica funcional fortalece o abdômen, a lombar, emagrece, previne lesões, diminui o cansaço e fortalece os músculos. O indivíduo que faz a ginástica funcional corretamente consegue um corpo bem delineado e firme em poucas semanas de treino.
O Treinamento Funcional possibilita uma preparação para a execução de movimentos mais eficientes (aumento de performance) e a prevenção de lesões, tornando o corpo mais inteligente nesse processo, e fazendo acessível a qualquer indivíduo.
Tomando como referência o livro Exercícios Funcionais, tais exercícios têm como base, tanto prática como teórica, métodos estruturados de outras atividades como pilates, yoga, tai chi chuan, ginástica, facilitação neuromuscular proprioceptiva, etc., tornando-se assim, um método que engloba conceitos sólidos e bem fundamentados.
Como é feita a ginástica funcional
Os exercícios consistem basicamente em agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar com o objetivo de desenvolver equilíbrio, força, flexibilidade, resistência, coordenação e velocidade.
Estas qualidades são importantes para cumprirmos tarefas normais do cotidiano