GINÁSTICA CONTEMPORÂNEA

311 palavras 2 páginas
GINÁSTICA CONTEMPORÂNEA A ginástica contemporânea foi construída a partir de determinados modelos, especialmente os métodos ginásticos europeus do século XIX. A partir do século XX, o caráter competitivo passou a ser sua característica marcante Além da competição a ginástica ganhou com o tempo a finalidade estética, especialmente a partir das décadas de 1980 e 1990, com o surgimento em massa de academias de ginástica que a cada ano inventam um modelo novo da prática da GINÁSTICA.
GINÁSTICA AERÓBICA
DEFINIÇÃO: É um tipo de treinamento aeróbico que utiliza grande variedade de movimentos dos membros inferiores e membros superiores repetidos, provocando, constantemente, uma sobrecarga no sistema cardiovascular.
BENEFÍCIOS

- Diminui o percentual de gordura;
- Promove o bem estar e saúde;
- Melhora e aumenta as capacidades físicas.
- Estimula a convivência em grupo;
- Aumenta a autoestima;
- Combate o stress;

GINÁSTICA LOCALIZADA
DEFINIÇÃO: Uma das mais tradicionais formas de fazer exercícios físicos é a ginástica localizada. O nome ginástica localizada é colocada pela forma como ela é feita, com os exercícios priorizando séries para cada segmento muscular.
BENEFÍCIOS:
Pelo fato de boa parte da aula ser de forma aeróbia, há uma melhora no sistema cardiorrespiratório. O aluno ainda terá um fortalecimento dos músculos de forma geral, de acordo com a variedade de exercícios realizados, incluindo exercícios com pesos e bastões. É uma ótima forma de adquirir saúde e deixar o corpo bonito.

GINÁSTICA ALTERNATIVA:
A ginástica alternativa engloba modalidades de origem oriental e de baixo impacto. Modalidades essas como: Pilates, Lian Gong, YOGA e Shiatsu.

Esse tipo de ginástica também é chamada de Ginástica Terapêutica por tratar má postura corporal e disfunções orgânicas causadas por stress. Indicado também para tratar pessoas que sofreram algum tipo de acidente (reabilitação física).

Relacionados