Gimnospermas
As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes.
As gimnsopermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estrobilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas.
Florestas de coníferas de regiões temperadas são ricas em árvores do grupo das gimnospermas. No Brasil, detaca-se a Mata de Araucárias do Sul do país.
Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos.
[pic]
Araucárias, tipo de conífera.
São também gimnospermas as Cycas, popularmente conhecidas como palmeira-de-ramos ou palmeira-de-sagu, comuns em alguns lugares do Brasil. O tronco também costuma ser espesso, a folha é parecida com a das palmeiras, porém, é muito mais rígida.
Classificação das gimnospermas
As gimnospermas possuem 4 grupos com representantes atuais: • Cicadinae: os vegetais deste grupo são dotados de um tronco não ramificado,com folhas geralmente penadas no ápice; são dióicas. Ex.:
Cicas;
• Ginkgoinae: neste grupo há um único representante atual:
Ginkgo biloba, encontrado na China e no Japão; • Coniferae: é o grupo mais importante atualmente. Exemplos:
Araucaria, Pinus, Cedrus, Sequoia, Cupressus etc; • Gnetinae: este grupo é representado por:
Ephedra e Gnetum.
Reprodução das gimnospermas - Ciclo haplodiplobionte na Coníferas
Vamos usar o pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia) como modelo para explicar a reprodução das gimnospermas. Nessa planta os sexos são separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem