Gil Scott Heron Racismo
Modulo: DSP- Culturas, Etnias e Diversidades
Biografia
Gilbert "Gil" Scott-Heron, nasceu a 01 de Abril de
1949 em Chicago, Illinois, Estados Unidos e faleceu a 27 de maio de 2011, foi um americano do soul e do jazz, poeta, músico e autor, conhecido principalmente pelo seu trabalho “a palavra falada” nos anos 70 e 80. A sua colaboração com o músico Brian Jackson contou com uma fusão musical de jazz, blues e soul, bem como conteúdo lírico sobre questões sociais e políticas da época, entregues em ambos rap e melismáticas estilos vocais por Scott-Heron.
Musica
• O seu próprio termo era "bluesologist", que ele definiu como "um cientista que está preocupado com a origem dos blues." A sua música, mais notavelmente em “Pieces of a Man” e “Inverno na
América” no início de 1970, influenciou e ajudou a engendrar géneros musicais afro-americanos posteriores, como hip hop e soul neo .
O Racismo, O que é?
• Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano.
• Consiste em uma atitude depreciativa não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico.
• Comportamentos racistas começaram desde cedo na história da humanidade, frequentemente era uma forma de defesa de um grupo contra invasores pacíficos que apresentavam características distintas.
O racismo ganhou mais força quando as potências europeias colonizaram outros países.
▫ O preconceito racial está relacionado com conceitos como a homofobia, a xenofobia, o bullying racista, entre muito outros debatidos na atualidade.
Conclusão
• Gil Scott Heron escreveu livros, fez poemas cantou e compôs musicas sobre o racismo e o que passou na sua vida como sendo uma pessoa negra.
• Defendeu durante a sua vida os direitos humanos e a diferenças em cada Ser.