Hip hop
Hip Hop e a música eletrônica
Entre as diferentes manifestações artísticas do movimento hip hop, a música se insere como papel primordial para inúmeras variações existentes em nossos dias. Além dos DJs, MCs, das mixagens e do Rap, a bateria eletrônica e os sintetizadores complementaram o âmbito das discotecas. Tudo começou quando Afrika Bambaataa resolveu criar uma batida base para suas músicas inspirando-se num álbum do grupo musical criador do estilo techno, Kraftwerk. O sucesso foi de imediato com a música "Planet Rock", fazendo de sua batida eletrônica a mais copiada para composição de muitas outras músicas. Surgia o eletrofunk, que por sua vez derivou-se em muitos outros estilos, como por exemplo, o miami bass e o freestyle.
Cinco pilares
DJ (disc-jockey)
Operador de discos, que faz bases e colagens ritmicas sobre os quais se se articulam os outros elementos na dança, hoje o DJ é considerado um musico. O breakbeat é a criação de uma batida em cima de composições ja existente, uma espécie de loop. Com sua criação acabou possibilitando que B.Boys dançassem e MCs cantase. Existem diversos tipos de DJs: o DJ de um grupo, o DJ de festas, bailes, aniversários, eventos em geral e o DJ de competição. Este por sua vez, faz da técnica e criatividade, os elementos essências para despertar e prender a atenção do público. Um DJ de competição é um DJ que desenvolve e realiza apresentações contendo scratchs, batidas e até frases recortadas de diferentes discos. Esses DJs competem entre si usando todo e qualquer trecho musical de um vinil.
Etimologia do termo
O termo disc jockey foi primeiramente utilizado para descrever primeiramente a figura do locutor de rádio que introduziam e tocavam discos de gramofone, posteriormente, o long play, mais tarde compact disc laser (CD) e atualmente, empregam o uso do mp3. O nome foi logo encurtado para DJ. Hoje, diante dos numerosos fatores envolvidos, incluindo a composição escolhida, o tipo de público alvo, a lista de