ghfg
Cultura: Um Conceito Antropológico (Fichamento)
Fichamento apresentado no curso de Graduação em Psicologia
Faculdade Pitágoras
Professora Elisabeth
Homem, Cultura e Sociedade
São Luís – MA
22/09/2014
Roque de Barros Laraia
Cultura – Um Conceito Antropológico
20ª edição, 2006
Jorge ZAHAR Editor
Rio de Janeiro
Segunda Parte
COMO OPERA A CULTURA
1. “A Cultura Condiciona a Visão de Mundo do Homem” (Pág. 67)
“A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isso, discriminamos o comportamento desviante.” (Pág. 67).
“O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.” (Pág. 68).
“Graças ao que foi dito acima, podemos entender o fato de que indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características, tais como modo de agir, vestir, caminhar, comer, sem mencionar a evidência das diferenças linguísticas, o fato de mais imediata observação empírica.” (Pág. 68).
“Mesmo o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura.” (Pág. 68).
“Dentro de uma mesma cultura, a utilização do corpo é diferenciada em função do sexo. As mulheres sentam, caminham, gesticulam etc. de maneiras diferentes das do homem. Essas posturas femininas são copiadas pelos travestis.” (Pág. 70).
“Resumindo, todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente (todas as formigas de uma dada espécie usam os seus