GGGGGGGGG
O orçamento de Capital é um conjunto de técnicas que o administrador financeiro usa para avaliar os projetos que envolvem a aquisição de ativos em longo prazo. As empresas desenvolveram muitas abordagens para o orçamento de capital.
A ideia mais importante do orçamento de capital é o conceito do valor do dinheiro no tempo, pois o dinheiro pode ter um retorno, e esse valor depende do tempo que levou para ser recebido. Como todas as commodities, o dinheiro tem um custo. O custo do dinheiro não é o custo de comprar matéria-prima ou pagar um trabalhador. O custo do dinheiro é a oportunidade perdida por estar impossibilitado de investir o mesmo dinheiro em uma alternativa de investimento. Por exemplo, se a empresa investe o dinheiro na construção de um prédio para suas instalações, pode estar renunciando à opção de investir seu capital em ativos que possam gerar riqueza, ou até mesmo investir no mercado financeiro, que, como todos sabem, pagam as mais altas taxas de juros do mundo já há vários anos. Uma vez que o dinheiro tem um valor no tempo, a ideia primordial é lembrar que, no orçamento de capital, volumes de dinheiro recebidos em períodos diferentes devem ser convertidos, para uma data comum, a valores correspondentes e corrigidos, a fim de que sejam comparados.
Por definição, um ativo de longo prazo é adquirido e pago antes que gere resultados que durem dois ou mais anos. A ideia principal da avaliação é de que, em se tratando do ativo de longo prazo, é necessário avaliar se seus resultados futuros justificam seu custo inicial.
O orçamento de capital é uma abordagem sistemática para avaliar investimentos em ativos de longo prazo ou de capital. Sua análise enfoca a possibilidade de os fluxos de caixa crescentes que a empresa espera que o ativo gere justifiquem o investimento nesse ativo de longo prazo.
As ferramentas e métodos usados no orçamento de capital concentram se na comparação entre investimento e retorno, ou entre