CONSELHO DE JETRO
Jetro recomendou a Moisés que começasse a delegar tarefas criando uma hierarquia no processo de atendimento aos seus seguidores. Dessa forma, sobraria muito mais tempo para que ele pudesse dar maior atenção e focar nas decisões mais estratégicas. 2- Quais as condições para que as recomendações de Jetro funcionem?
Moisés deverá escolher pessoas capacitadas para desempenhar as atividades propostas por ele. A organização de uma hierarquia otimizaria o atendimento às pessoas: começando com os assistentes junto ao povo, para descobrir e atender suas necessidades. Caso eles não conseguissem resolver o problema, este subiria na escala hierárquica, passando pelos feitores, supervisores, chegando ao chefe. Dessa forma, Moisés teria tempo para liderar o povo e solucionar as tarefas mais importantes. Além disso, essas pessoas deveriam ser treinadas para desempenhar as funções que lhes foram atribuídas. 3- Você concorda com as recomendações de Jetro ou tem alternativas?
Eu concordo com suas recomendações porque no meu ponto de vista saber delegar tarefas é uma característica essencial para um bom líder. Delegar é dar autonomia e depositar confiança nos seus subordinados. Entretanto, um líder nunca deve perder sempre no controle, supervisionando e dando suporte quando necessário.
4- Você acha que algumas pessoas recusariam a responsabilidade de auxiliar Moisés?
Sim. Muitas pessoas ainda têm medo de assumir maiores responsabilidades e não confiam no seu potencial.
5- Em sua opinião, a recomendação continua atual?
Continua muito atual. As organizações não sobreviveriam sem os seus líderes: supervisores, gerentes, diretores, vice-presidentes, CEO, etc...cada uma dessas pessoas exerce uma papel fundamental na hierarquia de uma empresa. O processo de tomada de decisão não funciona de maneira eficaz se há muita centralização. E, como ressalta o texto, as empresas