gfdsg
549 palavras
3 páginas
COLABORARSECRETARIA1Foto do perfilPoliana Cristina dos Santos PereiraINICIAL
ATIVIDADES
ATALHOS
MENSAGEM
BIBLIOTECA
Inicial Disciplinas
WA2 - ADM - 1º/2º SEM - FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
WEB AULA Sumário
Página 1
Página 2
Página 3
Página 4
Página 5
Página 6
Página 7
Página 8
Página 9
Página 10
Página 11
Página 12
Página 13
Fundamentos e Teoria Organizacional
Unidade 2 – BASES HISTÓRICAS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
1. INICIANDO OS ESTUDOS
Para entendermos como funciona a administração hoje, é preciso voltar ao passado e descobrir quais foram os principais influenciadores da criação da administração, enquanto ciência. Veremos nestas aulas, a administração a partir da primeira revolução industrial.
Muitos personagens da história, e até mesmo personagens da Bíblia, colocaram em prática conceitos da administração sem saber que o estavam fazendo. Chiavenato (2003) cita que a criação e a formalização das teorias administrativas sofreu influência de vários antecedentes históricos, como por exemplo:
Influência da organização da Igreja Católica: a Igreja Católica influenciou por meio de sua estrutura, da hierarquia de autoridade e da coordenação funcional. A organização da Igreja Católica se concentra no comando de uma única pessoa, que é o papa, e essa estruturação serviu de modelo para muitas organizações.
Influência dos filósofos: a elaboração das teorias na área administrativa foi influenciada pelo pensamento de vários filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Francis Bacon, René Descartes, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e Karl Marx.
Influência da organização militar: as organizações militares possuem regras rígidas, escala hierárquica totalmente definida, definição das responsabilidades de cada membro, e até a organização das guerras serviu de inspiração para a administração.
A administração é o sistema estruturado e intuitivo que consolida de princípios,