gfdbfd
921 palavras
4 páginas
Universidade Paulista – UNIPWilliam Alves Soares RA: B8518C-9
MEDIDORES DE PRESSÃO
Sorocaba – 2014
William Alves Soares RA: B8518C-9
MEDIDORES DE PRESSÃO
Sorocaba – 2014
Sumário
3
1. Introdução
A instrumentação é a ciência que se ocupa em desenvolver e aplicar técnicas de medição, indicação, registro e controle de processos de transformação, visando a otimização da eficiência dos mesmos. Essas técnicas são normalmente suportadas teoricamente em princípios físicos e ou físico-químicos e utiliza-se das mais avançadas tecnologias de fabricação para viabilizar os diversos tipos de medição de variáveis industriais. Dentre essas variáveis encontra-se a pressão cuja medição possibilita não só sua monitoração e controle como também de outras variáveis tais como nível, vazão e densidade. Assim por ser sua compreensão básica para o entendimento de outras áreas da instrumentação iniciaremos revisando alguns conceitos físicos importantes para medição de pressão.
4
2. Tipos de Pressão
Medição de pressão é o mais importante padrão de medida, pois as medidas de vazão, nível, etc. podem ser feitas utilizando-se esse princípio. Pressão é definida como uma força atuando em uma unidade de área. Alguns tipos de pressão podem ser:
2.1 Pressão Atmosférica
É a pressão exercida pela atmosfera terrestre medida em um barômetro. Ao nível do mar esta pressão é aproximadamente de 760 mmHg.
2.2 Pressão relativa positiva ou manométrica
É a pressão medida em relação à pressão atmosférica, tomada como unidade de referência.
2.3 Pressão Absoluta
É a soma da pressão relativa e atmosférica, também se diz que é medida a partir do vácuo absoluto.
2.4 Pressão relativa negativa ou vácuo
É quando um sistema tem pressão relativa menor que