gf4kf
316 palavras
2 páginas
Já imaginou como seria viver num mundo onde não existisse eletricidade? No fundo, era como se recuássemos uns séculos no tempo, e nos confrontássemos com um lugar menosagitado, mais escuro, frio e silencioso. A tremenda importância da eletricidade para a edificação do mundo moderno, impõe que se conheça a história da sua descoberta. Como se controlou esta forçafundamental da natureza? Qual o caminho percorrido até chegarmos aos dias de hoje?O documentário “Faísca” - primeiro episódio da série “A História da Eletricidade” – responde a estas questões, construindouma narrativa em torno dos cientistas que começaram a desvendar os seus mistérios.
A história principia no século XVIII, altura em que Francis Hauksbee iniciou uma revolução elétrica ao inventar umamáquina que produzia eletricidade com o rodar de uma manivela. Até aqui, este fenómeno era apenas objeto de mera curiosidade, não sendo alvo de interesse por parte dos intelectuais da época. Contudo, apartir deste período, vários filósofos naturais, como Stephen Gray, Benjamin Franklin, Henry Cavendish, Luigi Galvani e Alessandro Volta, procuraram compreender a eletricidade do ponto de vistacientífico, retirando-a do domínio do entretenimento a que estava confinada. Estudaram, deste modo, a sua ligação com a vida prática, e tentaram construir instrumentos para produzi-la e armazená-la.
Este éum documentário de enorme interesse, que nos convida a conhecer a história da eletricidade, cuja descoberta marcou o início de uma nova era.
Sinopse Ciência 2.0
Já imaginou como seria viver nummundo onde não existisse eletricidade? No fundo, era como se recuássemos uns séculos no tempo, e nos confrontássemos com um lugar menos agitado, mais escuro, frio e silencioso. A tremenda importânciada eletricidade para a edificação do mundo moderno, impõe que se conheça a história da sua descoberta. Como se controlou esta força fundamental da natureza? Qual o caminho percorrido até chegarmos...