Getulio vargas
Filho de Manuel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles Vargas, Getúlio Dornelles Vargas nasce em São Borja, no Rio Grande do Sul, no dia 19 de abril de 1882.
1885
Vargas faz os estudos primários na sua cidade natal, até que em 1897, segue para a Escola de Ouro Preto (MG), onde já se encontravam seus irmãos mais velhos, matriculando-se no curso de humanidades.
1898
De volta a São Borja, Vargas decide seguir carreira militar aos 15 anos. Foi promovido a sargento em 1899.
1903
Em dezembro de 1903, após dar baixa do Exército, Getúlio ingressa na Faculdade de Direito de Porto Alegre. Na faculdade, integra-se á mocidade estudantil republicana.
1909
Ingressa na política como deputado estadual pelo Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). É reeleito em 1917 e 1921 para a Assembléia Estadual.
1911
Casa-se com Darci Lima Sarmanho. Dessa união nasceriam os filhos Lutero, Jandira, Alzira, Manuel Antônio e Getúlio.
1922
Cumpre mandato de deputado federal
1926
Em 15 de Novembro, Washington Luís assume a presidência, empossando Vargas no Minitério da Fazenda, onde fica apenas por um ano
1928
Vargas assume a presidência do Rio Grande do Sul. Durante mandato, ele busca acordo com a oposição, conseguindo pôr fim a quase 30 anos de violentas lutas interpartidárias no Estado.
1929
Torna-se candidato ás eleições presidenciais de 1930 pela Aliança Liberal, que nasceu do acordo entre o rio Grande do Sul e Minas Gerais, marcando o rompimento dos dois estados com o governo federal.
1930
Vargas concorre a presidência da república ao lado de João Pessoa, mas é derrotado pela chapa situacionista apoiada pelo então presidente Washington Luís. Logo depois, Pessoa é assassinado em um crime passional. Os “aliancistas” atribuem motivos políticos ao crime e deflagraram um rebelião político-militar militar contra a Velha República. Em 10 de Outubro,unidades do exército se rebelam em todo o país e impedem a posse de Júlio Prestes. Como líder