Get free Gems!
Índice
Introdução:
Engenharia Genética: Engenharia Genética é o termo utilizado para descrever algumas técnicas modernas que têm vindo a revolucionar o campo da Biotecnologia.
Consiste num conjunto de técnicas e ferramentas que permite identificar, isolar, manipular e multiplicar os genes de um determinado organismo, geralmente de forma artificial. Esta manipulação envolve duplicação, transferência e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados para desempenharem melhor as suas funções e produzir substâncias úteis ao homem, ou seja, introduzir novas características ou atributos fisiológicos ou físicos em seres vivos. Foi então possível abrir a molécula de ADN, extrair genes e transportá-los para outras células, multiplicar alguns deles milhões e milhões de vezes e “transformá-los”, em tubos de ensaio, noutros organismos. Sabe-se então o quão avançada é a engenharia genética, portanto vamos passar a apresentar uma das técnicas cruciais na engenharia genética: DNA fingerprint (Impressões digitais genéticas).
ADN fingerprint
O ADN de Fingerprinting é usada para a identificação das sequências do ADN humano uma vez que tal sequência é característica de cada indivíduo, porém ela tem algumas semelhanças entre indivíduos com grau de parentesco, por isso esta técnica pode ser usada em testes de paternidade, pois ela permite saber se o material genético do sangue do filho é compatível com o do pai.
A estrutura do ADN de todos os seres humanos é a mesma, a única diferença é a ordem dos nucleótidos tanto nas pessoas como em qualquer animal. Existe milhões de nucleótidos no ADN de cada ser humano de tal modo que cada pessoa tem uma sequência diferente.
Usando somente estas sequências, cada pessoa pode ser identificada. Contudo, devido à existência de milhões de