Gestão X Administração
Curso: Logística – Águas Claras
Professor: Fernando Lopes
Aluna: Patrícia Rosa
Gestão e Administração são palavras muito comuns no cotidiano, não apenas para os administradores, mas também no vocabulário de praticamente todas as pessoas.
Ferreira (1997) aborda em sua obra a temática “gestão ou administração”, fazendo um paralelo entre eles e alegando que não é possível uma definição entre ambos. Em sua análise, ele coloca Gestão como mais apropriada para ação sobre o bem privado, e Administração, o correto sobre o bem público.
Os dicionários da língua portuguesa sugerem – gestão e administração – como sinônimos entre si. Mostram que suas origens vêm do latim, e mesmo possuindo estruturas diferentes, são traduzidas de forma semelhante enquanto sentido de ação
Administração tem a ver com o estabelecimento de objetivos e políticas cruciais de cada organização. O que se entende por Gestão, no entanto, é o ato ou a função de colocar em prática as políticas e planos decididos pela administração.
A Administração seria considerada o nível superior, enquanto que a Gestão é uma atividade de nível médio.
O autor Taylor define como funções básicas do Administrador: planejamento, organização, controle, coordenação e comando que são muito importantes para gestão em administração. Os princípios da administração seriam aplicados em todas as organizações, podendo ser o Estado, ou uma pequena ou grande empresa.
Segundo o autor Fayol seria correto afirmar Gestão da produção e Administração na produção, ou seja, Gestão de algo e Administração em algo.
A função administrativa distingue-se claramente das outras cinco funções essenciais. É necessário não confundi-la com a direção. Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe..
A preocupação tanto de Fayol como de Taylor sobre a seleção das pessoas para ocupar cargos