Gestão e organização horizontal
Disciplina: OSM
Nome: Diego Mota Collaço
Resumo de todos os seminários
Arquitetura Organizacional
A globalização e o advento de diversas formas de concorrência empresarial, foram os principais fatores que levaram as organizações a se preocuparem com sua ‘Arquitetura Organizacional’, levando-se em conta desde soluções tecnológicas, passando por melhoramentos da estrutura física, e por fim chegando ao melhoramento de suas operações fins. Este tipo de estrutura foca-se no envolvimento dos indivíduos com o futuro da empresa, e da auto-análise da organização, observando as diferenças do estado atual e da visão do futuro, sendo dessa forma possível saber o que deve ser feito para atingir os objetivos da organização.
Reengenharia
A Engenharia de Software é uma conseqüência da Engenharia de Sistemas. É preciso convencer toda a empresa da necessidade da mudança para que o processo não morra na resistência interna. Um resumo do que acontecerá com a empresa caso insista na atual postura como prejuízos, falência, perda de domínio sobre o mercado ajudam a convencer os funcionários de que não se pode ficar parado e que participar da mudança é essencial para a segurança da empresa. Por fim, mostrar um panorama de onde a empresa pretende chegar com as mudanças influenciará no aumento da motivação e do moral dos colaboradores.
Gestão e Organização Horizontal
Esse tipo de gestão busca uma melhor disseminação da teoria dos níveis hierárquicos tradicionais da organização. O objetivo desta disseminação é um maior contato destes níveis com o cliente, fazendo com que a empresa se comprometa de forma mais significativa com o cliente e vice-versa. Este tipo de gestão se sustenta em intenso trabalho de equipe.
Gestão e Organização Reversa
Através da engenharia reversa foi possível decifrar o protocolo dos servidores. Muitas pessoas acham que a nova tecnologia teve inspiração na engenharia reversa. Napster. Na gestão e organização reversa, a ação seria, inicialmente,