Gestão Pública Municipal
Aluna: Bruna Slompo
Responda as seguintes questões:
11) Como se formam as “arenas políticas”? Do que depende o seu processo de formação?
Dentro do universo político existem as demandas da sociedade como um todo, e cabe aos atores políticos, definirem prioridades e áreas de atuação de suas atividades e direções para as políticas públicas. Neste conceito, as arenas políticas se formam ao redor de um problema a ser solucionado, onde as alternativas de soluções geram expectativas nos atores que dentro deles baseadas nas conseqüências positivas e negativas que o mesmo pode receber dependendo da decisão tomada.
O processo de formação depende das expectativas, das preferências desses atores que acabam sobrepondo-se no processo decisório, ou seja, em função das preferências, das expectativas de resultados (vantagens e desvantagens) de cada alternativa para a solução do problema, e da estrutura de oportunidades, os atores fazem suas alianças e entram em disputa.
12) Qual a diferença entre uma “arena distributiva” e uma arena “redistributiva”? Dê exemplos de sua realidade.
Segundo Maria das Graças Rua, “a arena distributiva está relacionada às políticas distributivas”, pois dividem bens e serviços e raramente despertam rejeição. Além disso, não sofrem muito repúdio pelos atores, pois eles não conseguem separar o custo do bem ou serviço. Essas políticas sofrem como único conflito a ampliação dos benefícios, pois a demanda é alta e exige a inclusão de novos beneficiários. Ex.: Medicamentos, construção de creches e hospitais.
Já as “arenas redistributivas estão relacionadas às políticas redistributivas”, ou seja, fica bem definido que ganha e quem perde com a ação nessas políticas. Ex.: Isenção de IPTU para idosos, Vales Transporte para idosos.
13) Qual a diferença entre a realização de uma “coalização” e um “conluio”?
Coalização ocorre quando há uma aliança entre pessoas ou grupos para atingir um