Gestão projeto etapa 1 e 2
ATPS 1ª e 2ª ETAPAS
Gestão de Projetos
Bauru / 2013
Natureza de um Projeto
Projeto é constituído de um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único, com datas estipuladas para conclusão e um resultado diferente daquele produzido na Rotina Operacional. Existem Projetos de várias formas e tamanhos, alguns de curta duração, outros de médio ou longo prazo, que se estendem por muitos anos. As atividades de um projeto devem estar separadas das atividades rotineiras, mesmo que o resultado final tenha contribuição direta ao plano de longo prazo. A perspectiva de um projeto é rigidamente definida, limitada por tempo e recurso, o objetivo do projeto são mais específicos e claros, e quando atingidos caracteriza-se o final do projeto. Já as atividades rotineiras são ligadas aos objetivos em função do retorno sobre o investimento e sobrevivência a longo prazo. Todo projeto passa por uma série de fases, desde sua concepção até a sua conclusão, à medida que passam por estas fases o montante cumulativo de recursos e tempos despendidos aumentará, e o prazo e recursos restantes diminuirão, para isto chamamos de ciclo de vida do projeto.
Desenvolvimento do Conceito
Um projeto é criado quando se percebe a necessidade de progresso, tendo no início um período de discussões e especulações, avaliações dos prós e contras, e de ideias sem muitas ações decisivas, até que o conceito assuma forma identificável. Se esta forma foi assumida e se chegou a um acordo, é importante esclarecer o propósito exato do projeto, isto é, rascunhar os objetivos, escopo, resultado e custo, e identificar os interessados e as expectativas. E o desenvolvimento é um processo contínuo de considerações e alternativas.
Gestão de Projetos
Gerenciar um projeto caracteriza-se passar por todas as etapas de um planejamento, execução, e atividades de controle e finalização. Aplicando estas técnicas aumentam em grande