GESTÃO INDUSTRIAL
1 INTRODUÇÃO 3
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade de custos surgiu a partir da Revolução Industrial no século XVIII, onde até então a contabilidade existente satisfazia as necessidades dos empresários, uma vez que a determinação do custo da mercadoria era fácil, pois, antes as produções eram todas realizadas manualmente em pequenas quantidades e nas próprias residências familiares. Com advento da Revolução industrial os processos de produção passaram a ser mecanizados, produzindo em grandes quantidades produtos padronizados e fazendo usos de enormes estruturas industriais com máquinas e equipamentos que agilizavam o processo produtivo.
Após a mudança do processo manual para o processo mecanizado surgiu-se uma nova necessidade contábil, para se determinar os custos da produção, surgindo assim à contabilidade de custos.
. No decorrer dos tempos tornou-se cada vez mais necessário o controle dos custos nas empresas de grande médio e pequeno porte, uma vez que essa é uma ferramenta de gestão de suma importância, pois, determina o preço de venda e a lucratividade da empresa. Esta produção textual interdisciplinar abordará vários temas sobre a Contabilidade na Indústria de transformação.
CONTABILIDADE INDUSTRIAL
Empresa industrial é aquela que se constitui juridicamente ilegalmente, com intuito de aplicar o seu capital no consumo, produção e distribuição de riquezas, para se obter uma legítima remuneração desse capital. Assim empresa é toda atividade econômica, com fins lucrativos, sob qualquer forma jurídica, para exploração de uma atividade lícita. Por sua vez, atividade industrial caracteriza-se pela transformação de coisas, que originalmente em latim, significa “indu-struere”, significando, habilidade para se fazer determinada coisa. Dentro dessa filosofia de pensamentos, que a palavra nos revela,podemos considerá-la: na acepção ampla, indústria é toda e