GESTÃO INDUSTRIAL
Curso de Graduação em Ciências Contábeis
ONÉSIMO FERREIRA DA COSTA
PRODUÇÃOA TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
5º SEMESTRE
GESTÃO INDUSTRIAL
VÁRZEA GRANDE - MT
2013
ONÉSIMO FERREIRA DA COSTA
PRODUÇÃOA TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
5º SEMESTRE
GESTÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis - Ead da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Contabilidade de Custos, Contabilidade Industrial, Contabilidade Gerencial, Sistemas de Informação, Estruturas das Dem. Contábeis, Metodologia Científica e Homem, Cultura e Sociedade.
Prof.(s): Fábio RProença, Valdeci S. Araujo, Regis Garcia Rodrigo M. Trigueiro, Sergio G. Barbosa e Profª Merris Mozer.
VÁRZEA GRANDE - MT
2013
Introdução
Nesse 5º semestre do Curso de Graduação em Ciências Contábeis foi apresentado como trabalho Interdisciplinar Individual, cujo tema “GESTÃO INDUSTRAL”, com objetivo desta atividade é elaboração de um texto que contenha informações conceituais e teóricas que embasem o cálculo dos custos unitários utilizando unidades equivalentes, formação do preço de venda, o cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio, que contemple, no mínimo, os seguintes aspectos:
1. Definições conceituais
1.1 - Critérios de rateios dos custos indiretos - Pela própria definição, custos indiretos são aqueles que não podem ser mensurados aos produtos, podendo, portanto ser apropriados somente de forma indireta, mediante uma estimativa de gasto. As estimativas feitas para apropriar esses custos contêm certo grau de subjetivismo, dependendo do critério utilizado para distribuir o custo. Alguns gastos podem ser classificados como custo ou despesa, dependendo de sua utilização. Por exemplo, no seguro do prédio de uma empresa que abriga a área industrial e a