Gestão Hambiental
1 INTRODUÇÃO Depois de um tempo que o remédio está guardado e é preciso usá-lo, a pessoa descobre que ele está vencido. Qualquer pessoa, normalmente, jogaria o medicamento com a data de validade expirada em um lixo convencional, porém esse não é o método ideal. O descarte irregular de medicamentos pode causar sérios problemas ao meio ambiente e à saúde da população.
Jogar remédios no lixo sem qualquer precaução, além de oferecer a possibilidade de outras pessoas utilizarem esses compostos, o que é perigoso no caso de medicamentos controlados, os resíduos podem contaminar o lençol freático.
Algumas pessoas tem o hábito de dissolver os medicamentos e jogá-los na pia. Esse ato contamina a água de consumo e o sistema de tratamento de esgoto não é capaz de eliminar todas as substâncias químicas presentes.
Os poluentes mais perigosos são remédios que contêm antibióticos, que geram bactérias super-resistentes, e hormônios, que podem causar diversas alterações endócrinas em animais e seres humanos. Essas substâncias podem entrar na cadeia alimentar e as consequências são imprevisíveis.
A maioria dos compostos químicos provenientes de fármacos chega até o meio ambiente por meio do próprio consumidor. Algumas substâncias permanecem na urina e nas fezes do usuário, porém a quantidade de componentes é menor e muitas vezes modificada pelo corpo humano.
O maior problema encontra-se nos comprimidos e soluções que são indevidamente descartados no lixo comum ou no sistema de esgoto. Quando o medicamento é despejado no vaso sanitário, ele pode percorrer dois caminhos: ou vai para a rede de esgoto ou se infiltra no solo através da