Gestão financeira
A gestão financeira é uma das áreas mais funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização, permite que os administradores visualizem a atual situação da mesma, através dela cabem as analises, decisões e atuações relacionados com os meios financeiros necessários à atividade da organização. Sem isso ela corre o risco de enfrentar uma série de problemas de análise, de planejamento e de controle financeiros de suas atividades. Esses recursos permitem garantir a estabilidade das operações da organização e a rentabilidade dos recursos aplicados.
Para uma boa gestão financeira é necessário , controlar o caixa , as contas bancarias, definir a retiradas dos sócios , elaborar o fluxo de caixa, as previsões de vendas, acompanhar contas a pagar e receber, organizar os registros. Assim assegurando á empresa um estrutura equilibrada não colocando a organização em risco no curto e longo prazo. Garantindo estabilidade das operações .
INTRODUÇÃO
Diante do mercado tão competitivo, gerenciar uma empresa exige controle, técnicas e atitudes, responsabilidade da gestão financeira que tem a função de analisar, compreender, registrar todas as movimentações da organização possibilitando o controle e também o domínio da situação financeira para realizar as tomadas de decisões.
Este trabalho relata a importância do gestor financeiro dentro de uma organização e o uso do orçamento empresarial como uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas do terceiro setor. O objetivo neste estudo é verificar como o orçamento empresarial é utilizado pelas organizações educacionais do terceiro, ou seja, instituições sem fins lucrativos, e se o mesmo é considerado uma ferramenta de apoio à tomada de decisão e ao controle gerencial.