gestão financeira
Para melhor entendimento precisamos conhecer o significado de alguns termos como: gastos, custos e despesas.
Gastos: significa a aquisição em valores de bens, quer para o uso, troca, transformação ou consumo ou ainda algum tipo de serviço.
Custos: é todo gasto efetuado para a obtenção de bens e serviços que serão utilizados na área produtiva da empresa.
Despesa: correspondem aos gastos, na obtenção de bens ou serviços aplicados na área administrativa comercial e financeira, visando a obtenção de receitas.
Receitas: despesas e custo de eventos
a) Conceito de receitas, despesas e custo.
b) Fontes de financiamento de eventos
c) Despesas e custos de eventos.
Conceito: entende-se por receita como decréscimo de dinheiro ou valores de receber, correspondentes normalmente pela venda de mercadorias, de produtos ou venda de mercadorias, de produtos ou pela prestação de serviços.
No caso especifico de uma empresa organizada de eventos, as receitas serão todos os itens que contribuem para a arrecadação do evento.
Despesa: consumo de bens ou serviços que de maneira direta ou indireta ajudam a produzir uma receita.
As despesas são gastos que não estão diretamente relacionadas a geração o produto ou da prestação do serviço mas a estrutura comercial e administrativa que a organização dispõe para desenvolver suas atividades.
Custo: todos os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou séricos. O custo é o esforço financeiro que estão diretamente relacionado a execução da atividade da organização.
Para entender melhor a diferença entre custo e despesas devemos raciocinar resumidamente da seguinte forma:
Gastos na fabrica significam custo.
Gastos com administração e vendas significam despesas.