Gestão financeira
Este estudo vem mostrar que mesmo com uma elevada carga tributária como no Brasil é possível que haja uma reorganização (formas licitas) dentro da empresa para que possa reduzir o recolhimento desses impostos. Vem mostrar Também o que é planejamento tributário, como ocorre, e quais os seus benefícios para a entidade.
Num pais como o Brasil como uma carga tributária tão elevada, os tributos representam importante parcela dos custos se não a maior, por conta disso o planejamento tributário passou a ser uma necessidade dentro da empresa. O objetivo do planejamento tributário não é o de não pagar, mas sim pagar menos ou retardar o pagamento de tributos, usando meios lícitos previstos na legislação.
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos, e surgiu como ferramenta para que o contribuinte possa diminuir o exorbitante valor pago de tributos e aumentar seu lucro, que é o maior objetivo numa entidade.
Elisão fiscal, termo definido para o Planejamento Tributário se faz um ato lícito, com a finalidade de maximizar os lucros, diminuindo o valor dos impostos a serem pagos a união. A elisão fiscal representa a execução ou elaboração de procedimentos, antes do fato gerador, legitimo, ético, para reduzir ou eliminar a obrigação tributária, dando legitimidade ao planejamento tributário, ou seja, é um meio lícito podendo ser aproveitado encontrando brechas na legislação para tornar a carga tributária menos onerosa e menos confusa no que se refere à evasão fiscal que é um ato ilegal (sonegação).
A forma contraria a elisão fiscal é a chamada evasão fiscal é a forma que inflige a lei, esta forma é realizada após a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária, consistindo em ação dolosa ou intencional, ocultando ou reduzindo fatos e informações de forma a diminuir o montante a ser recolhido para a União. A evasão causa enormes prejuízos ao governo e a sociedade como um todo.
Com a globalização