Gestão financeira
Uma empresa é como um organismo vivo que nasce, cresce e morre. Porem, sua morte pode ser prorrogada por décadas ou centenas de anos ou evitada, se for bem administrada financeiramente, pois uma empresa em boa condição financeira não quebra.
O objetivo econômico e financeiro de uma empresa é a maximização de seu valor de mercado, por meio da geração continua de lucro e caixa no longo prazo, executando atividades inerentes ao seu objeto social.
O gestor financeiro tem papel tem papel importante em uma organização, pois é a pessoa que vai planejar e controlar os recursos financeiros e orientar quanto à melhor forma de conduzir as atividades operacionais de curto e longo prazo.
Toda atividade empresarial envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a geração de lucro. “Ao destacar a relevância do tema no mundo empresarial, sugerimos que é preciso dominar a gestão para crescer.“ (FERRONATO, 2011, p. 137)
CONCEITO DE VALOR
Quase tudo o que encontramos na natureza é mensurável. O preço de um bem ou serviço é determinado pela lei da oferta e da procura e o valor atribuído depende de cada situação especifica.
Alguma coisa tem valor econômico se tiver utilidade. Segundo Porter (apud PIRES, 2004, P. 55), “valor refere-se ao que os clientes estão dispostos a pagar por aquilo que uma empresa lhes oferece, ou seja, é um conceito essencialmente relativo e usualmente ligado a questão da utilidade”
Para minimixar a subjetividade, uma coisa vale pelo seu valor de