Gestão Fiananceira
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
Quando fala-se sobre gestão financeira, automaticamente relacionamos controles, análises e planejamentos, que nada mais são do que ações realizadas para alcançar os resultados esperados dentro da empresa. Para que seja possível atingi-los é necessário acompanhar alguns indicadores financeiros, tais como: rentabilidade, lucros, e alguns demonstrativos do tipo: fluxo de caixa, balanços, despesas e relatórios.
É função do gestor garantir a estabilidade da empresa, através da tomada de decisão e da utilização correta dos recursos financeiros disponíveis. Para a elaboração de um planejamento adequado, o gestor também precisa conhecer legislação tributária, taxas, contribuições e contabilidade, desde contas a pagar e receber, até crédito e cobrança.
Para que seja mantida uma boa gestão financeira, basta alinhar todas as tarefas de controle, obtenção e utilização de recursos, juntamente com o cálculo e planejamento das necessidades, viabilizando sempre bons resultados econômicos e financeiros nas atividades da empresa.
1.2 PROBLEMATIZAÇÃO
Através da análise dos demonstrativos financeiros da instituição é possível identificar eventuais problemas, e criar estratégias para maior rentabilidade da empresa?
1.2 JUSTIFICATIVA
Para identificar a atual situação de uma empresa é necessário realizar uma análise financeira, que atue diretamente no planejamento e no controle das atividades através de procedimentos administrativos adequados para a obtenção de resultados.
A análise dos demonstrativos financeiros pode melhorar os resultados e aumentar o patrimônio da empresa, pois com ela pode se identificar lucros, despesas, o fluxo de caixa, a rentabilidade e elaborar relatórios contábeis que levarão a decisões seguras e rentáveis para a entidade.
1.4 OBJETIVOS 1.4.1 Objetivo geral
Propor melhorias na gestão financeira da empresa B & G através da análise de seus demonstrativos financeiros, desenvolvendo dados